quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Apresentação no Palco da Diplomática

Imagem retirada da internet (Link aqui)

A dança é uma forma de expressão do corpo, da alma e das emoções em movimentos ritmados. Desde sempre esteve presente na vida do homem, seja para a prática de rituais, seja para festejos. Essa pode ser vista como fonte de prazer, de lazer, de comunicação e um meio para alcançar o conhecimento e criatividade. Além disso, é uma importante via de socialização e disseminação da cultura. Por meio da dança, diferentes povos podem conhecer as muitas diversidades culturais existentes no mundo.

No mundo de hoje, com diferentes estilos e tipos, a dança está sendo disseminada em muitos lugares: nas escolas, no meio acadêmico (como cursos ou disciplinas), em academias e clubes voltados para a manutenção da saúde física e mental, em escolas e academias especializadas em danças, em eventos culturais, em competições, em práticas de lazer, entre outros.

Pensando em toda a diversidade cultural, diversidade de documentos produzidos a partir da multiplicidade da dança e no amor que temos por essa arte, nós, as ArqLindas, escolhemos esse tema para criar o Blog DançArq: Arquivologia e Dança, com a intenção de cumprir tarefas destinadas à matéria de Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Porto Ancona Lopez da Universidade de Brasília - UnB.

Quais documentos estão envolvidos no tombamento da dança como patrimônio imaterial de um lugar? Ou patrimônio cultural? Como é o processo para criação de um evento que envolva a dança? Quais tipos documentais são utilizados nos cursos de dança? Qual é a frequência que a população brasileira dança? Os tutoriais de dança encontrados em formas de vídeos pela internet podem ser considerados documentos de arquivo? Essas e outras questões poderão ser respondidas aqui. Então, venham com a gente entrar nesse mundo mágico que a Dança e que a Arquivologia proporcionam! Aqui você também poderá encontrar curiosidades, histórias, dicas e muuuuito conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário