sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dança dos famosos

Boa noite, dançarinos lindos!!

No meio da dança, além de apresentações, ensaios, audições e aulas, há também algumas competições. Nessas competições, os dançarinos são avaliados em diversos aspectos: postura, coreografia, escolha da música, adequação da roupa, adequação ao tema, harmonia da dupla ou do grupo, técnica do movimento, expressão facial e corporal compatíveis com o estilo da música, transações e formações coordenadas, exploração do espaço, originalidade, criatividade, entre outros.

Jurados da Dança dos Famosos
Sendo assim, vamos analisar um parceiro de dança: Prevenidos da Diplomática.

Precisamos, primeiro, analisar os principais pontos aproveitáveis desse blog, são eles: 
O blog explora o assunto de prevenção sexual dentro do contexto da matéria - análise diplomática e tipológica de documentos. Ademais, aborda o assunto de preservativos, relacionando-o aos documentos, à história, à criação, à elaboração, à comercialização e curiosidades do objeto de prevenção - a camisinha. Neste caso, as postagens se tornam importantes e interessantes no momento em que trazem a tona informações a respeito de um objeto que quase ninguém poderia imaginar que pode se tratar de um documento de arquivo. Assim, isso se torna um ponto curioso, já que o blog consegue mostrar conhecimentos arquivísticos e diplomáticos, como o conceito de documento não convencional, os sinais de validação de uma camisinha, as funções do preservativo como documento de arquivo, entre outros em um tema que chama e prende atenção do público. Outro ponto interessante acerca do tema é a possibilidade da falsificação de camisinha, curiosidade esta que é difícil de se imaginar, além de informações de utilidade pública, como prevenção de DST's e prevenção de gravidez indesejada.

Em segundo lugar, é necessário analisar o blog quanto a sua usabilidade e adequação com as disciplinas de Diplomática e Tipologia Documental (DTD) e Arquivo Permanente 1. Para que essa análise seja feita, é necessário compreender o que é usabilidade: a usabilidade pode ser considerada como a relação entre as características da interface com as características dos seus usuários, ou seja, a usabilidade é medida pela facilidade de uso que o usuário encontra ao navegar por determinada interface. Após essa compreensão, pode-se depreender que o blog Prevenidos da Diplomática possui uma disposição bem formulada no corpo das atividades que gera qualidade na rapidez de aprendizado sobre os assuntos tratados, o layout é bem harmonizado, gerando eficiência no seu uso, apresenta as características necessárias para um blog, sendo agradável a navegação, além de haver satisfação no uso do blog pelos usuários, o que faz com que eles pensem em voltar para visitar. Quanto à disciplina DTD, o blog está em correta adequação com as atividades propostas, seguindo corretamente os enunciados das questões. Já ao que consiste à disciplina de Permanente, ainda não foram propostas atividades de integração com a disciplina de Diplomática, nem por parte do Professor da disciplina nem por parte dos integrantes do grupo, portanto, não há como avaliar esse aspecto.

A terceira característica a ser avaliada é a usabilidade e adequação com as disciplinas, citadas anteriormente, ao tema do blog. Nesse quesito, o blog possui alto grau de compatibilidade com o tema, visto que a sua interface é voltada para o assunto tratado - preservativos, e o grupo conseguiu conciliar o assunto aos trabalhos propostos pela disciplina de DTD, o que é algo que possui certo grau de dificuldade, já que o tema ainda se apresenta como um tabu à sociedade, por isso, as análises (tanto do objeto quanto do documento camisinha) são raras, fazendo com que haja obstáculos ao desenvolvimento das atividades.

O quarto aspecto a ser analisado é acerca da abordagem do blog com os usuários diversos que, possivelmente, não possuem conhecimentos sobre a área de Arquivologia e Diplomática. Nesse ponto, o blog poderia se esforçar mais para que todas as postagens possuam algum tipo de introdução à atividade, tentando sempre explicar os conceitos relacionados à área, mesmo que esses já tenham sido explicados em outra ocasião. É necessário entender que o público que lê o blog pode não acompanhar constantemente as postagens e, por isso, poderá ficar perdido em certos momentos.
Imagem utilizada na Campanha da Secretaria da Saúde de Brusque - SC

Por fim, nosso comentário final é que o blog apresenta um tema bastante interessante que possui ligação direta com o dia a dia das pessoas e que pode possuir, também, ligação direta com o dia a dia dos arquivistas. O blog visualmente é muito bonito, bastante divertido e fundamentado, apresentando curiosidades, avisos e informações condizentes com os tema, além de citar legislação pertinente ao assunto de preservativos. "Os Prevenidos da Diplomática" é um blog recomendado pelas ArqLindas. Vale a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário