sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Terminando a coreografia

Toda coreografia uma hora chega ao fim e agora é a vez da nossa! Depois de um semestre com muitos ensaios, estamos ajustando os últimos passos para que no dia 06 de novembro nossa apresentação fique perfeita. A nossa apresentação vai ser em forma de oficina de Dança e Arquivologia, incluindo a Diplomática Contemporânea. O nosso espetáculo ocorrerá no Ceubinho - ICC Norte, Universidade de Brasília, a partir das 19 horas.

A apresentação consistirá na indicação de algumas fontes documentais arquivísticas presentes no meio da dança, mais especificamente os documentos acumulados pelo Projeto PÉS? - Projeto de Extensão Permanente da Universidade de Brasília, surgiu em 2011, a partir de um trabalho de conclusão de curso e dissertação de mestrado em Artes Cênicas do Rafael Tursi. O Projeto, que é o produtor arquivístico escolhido, tem o objetivo de mostrar que qualquer pessoa pode dançar, por meio da associação pedagógica do movimento de teatro e dança para pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais.

Por meio de uma abordagem funcional, nós iremos oferecer uma visão do projeto como um todo, indicando as atividades documentadas e os próprios documentos convencionais ou não envolvidos no processo de encenação de um espetáculo. Ademais, haverá a análise diplomática e tipológica de um documento convencional (dissertação de mestrado do Rafael Tursi) e de um documento não convencional (vídeo de espetáculo), ambos relacionados com o projeto, é claro. Dessa forma, poder-se-á produzir aos espectadores uma visão mais ampla do que eles conhecem como documento.

Dançarinos de Tango, em: Vamos dançar tango?

E como será feita a oficina? Primeiramente, teremos um atrativo extra e surpresa para chamar a atenção dos espectadores. Após isso, começaremos explicando alguns conceitos básicos, como arquivologia, documento de arquivo, diplomática, tipologia, enquanto situaremos os espectadores ao contexto do Projeto também. Depois, haverá uma aula de Tango. Tango?? Sim!! Os passos básicos do Tango são divididos em oito. Sabe-se que toda dança possui uma estrutura que está pautada na postura dos dançarinos, assim como todo documento possui sua estrutura que é estudada pela Diplomática. A partir disso, iremos ensinar os quatro primeiros passos ao mesmo tempo que abordamos a análise diplomática. Em seguida, ensinaremos os quatro passos que restam, à medida que informamos a respeito da análise tipológica. Posteriormente, iremos indicar o fluxograma de um documento do projeto com guarda permanente, por meio do Bizagi.

Durante a oficina, terá vídeos das apresentações do Projeto e músicas de Tango, óbvio. Vamos utilizar um banner para expor nosso tema de forma geral e ser um outro modo de atrair o público. Por fim, nós tiraremos uma foto com posições finais de um Tango com os espectadores como forma de comprovação da participação na oficina. As fotos serão postadas nesse blog mediante autorização dos participantes. Ademais, os espectadores ganharão seus devidos certificados e um folder que conterá explicações acerca do assunto tratado.

Pretendemos, com isso, mostrar como a Dança está interligada à Arquivologia e, também, a importância da preservação da memória coreográfica para o Projeto, através das explanações sobre os documentos não convencionais e documentos permanentes. Ainda, é objetivo dessa oficina fazer com que os espectadores compreendam o assunto tratado, ao mesmo tempo em que divulgamos o Projeto e a nossa querida Arquivologia!!

Então, vamos aprender um pouco dessa dança??

P.S.: Para saber um pouco sobre o Tango e já adiantar as aulas de dança, acesse aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário