sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dança e Diplomática

Hoje é dia de fotografar!!
E nada melhor do que fotografar aquilo que a gente gosta, não é mesmo?

Só que dessa vez você, caro dançarino, vai conhecer algo diferente. O que mostraremos aqui não é simplesmente uma fotografia, e sim a tradução de um conceito arquivístico em um documento fotográfico.

Ontem, dia 17/09, a Universidade de Brasília teve o prazer de ser palco da 3ª edição do Forró Itinerante do Trio Aratirí. O Forró Itinerante é um projeto que tem por objetivo difundir o forró pé de serra no meio acadêmico da UnB. A cada 15 dias, nas quintas-feiras, o trio escolhe, com a ajuda do público, um local para sua apresentação.
O projeto não conta com o apoio da Universidade, apenas depende da colaboração dos alunos. Podemos, então, inferir, aproximando dos conceitos vistos na disciplina de Diplomática e Tipologia Textual, que esse evento não pode ser considerado autêntico, já que não passou pelos processos necessários para a aprovação de projetos realizado pela Reitoria da UnB.

Esse projeto é de extrema importância para com o forró, já que este faz parte do cenário cultural brasileiro e, por isso, deve-se ser preservado como memória coletiva e como um espaço para leituras e interpretações. Além disso, o fato do projeto ser estabelecido no meio universitário estimula a conexão com o social, ao mesmo tempo que promove a produção cultural, musical e de dança. Sendo assim, divulguem e prestigiem o forró e esse projeto tão lindo! Fiquem de olho na próxima edição que será no dia 01/10. Não percam!! (Veja o evento no Facebook aqui)

Claro que nós não poderíamos perder esse evento e, a partir dele, construir nosso conceito. As fotos tiradas por nós fará parte do nosso acervo pessoal como documentos imagéticos de coleção. Enquanto que as fotos tiradas por algum responsável do Trio, fará parte do acervo arquivístico deles, já que é um desdobramento do trabalho realizado e uma forma de comprovação e preservação da memória do projeto realizado, além de ser fonte de pesquisa histórica.

Abaixo temos um panfleto publicitário do evento de ontem. Esse documento serve para a divulgação do evento, contendo informações relevantes sobre o mesmo. Lembrando que essa espécie documental já foi descrita no nosso post da semana passada (Link aqui).


Mas agora vamos ao que interessa!! Abaixo, depois de muito texto e do conhecimento sobre o contexto em que a foto se insere, enfim, nossa foto-conceito:

Conceito: Diplomática

Identificação

Conceito: Diplomática
Autor: Flávia Helena do Espírito Santo
Título: Forró Universitário
Data da Imagem: 17/09/2015
Cidade: Brasília
País: Brasil

Resumo do conteúdo: Pessoas dançando
Conteúdo informativo: A imagem apresenta um grupo de dançarinos da Universidade de Brasília em um evento de forró, destacando as partes inferiores (pernas e pés) dos dançarinos.
Conteúdo literário: Os membros inferiores dos dançarinos representam a principal estrutura necessária para realização dos passos na dança, desta forma podemos compará-las ao conceito de Diplomática, que oferece a estrutura formal dos documentos para sua análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário