quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Documento Misterioso?.?.?

Na última aula recebemos o desafio de desvendar o que seria um cartão perfurado de papelão. A dica recebida pelo professor André foi de que o cartão representa o avô do Pen Drive. Para entendermos esse documento misterioso precisamos saber os passos dessa dança, ou seja, a história que envolve esse cartão.

Foto disponível aqui

Em 1801 o francês Joseph Marie Jacquard percebeu que as laçadeiras (peça dos teares onde se enrola o fio para formar desenhos nos tecidos fiados) seguiam uma lógica, e criou um processo de definição dos padrões com os cartões perfurados, transformando o trabalho que antes era manual em algo automático. O cartão perfurado, também chamado de “punch card” registra informações através das perfurações para servir de memória, armazenar e processar dados.

Vale lembrar que até o início da década de 1950 não existia uma forma de armazenar dados como discos, microchips ou fitas, e com isso a produção dos cartões perfurados aumentou, não havendo nenhum tipo de concorrência com outras tecnologias.

Uma curiosidade interessante é que durante décadas a IBM, uma das empresas líderes mundiais de tecnologia, conseguiu grande parte dos seus lucros pela produção e venda de cartões de papelão!

Foto disponível aqui

Agora que entendemos o que representa esse documento, vamos ao espetáculo principal, respondendo algumas perguntas feitas pelo professor André.

Foto tirada do documento que nos foi entregue durante a aula
  1. Qual é a espécie documental? A espécie documental depende do conteúdo que o cartão carrega.
  2. O documento é autêntico? Podemos inferir, de acordo com as informações pesquisadas, que este é um documento autêntico. Primeiramente, verificamos que o cartão passou pelos trâmites usuais de emissão, seu suporte e dimensão estão de acordo com as normas da IBM. Em segundo lugar, ele é o que se propõe a ser, ou seja, um dispositivo de armazenamento. Além disso, acreditamos que este foi produzido pela entidade competente - IBM.
  3. Quais são os sinais de validação desse documento? Os sinais de validação estão representados nos furos que indicam que há alguma informação gravada (diferente de um cartão sem informações armazenadas), a marca IBM registrada no canto esquerdo da imagem e a disposição crescente dos algarismos. Ademais, no canto superior esquerdo, o documento possui números de identificação e logo após as palavras "CONTROLE BIBLIOGRÁFICO".
  4. Qual o formato? Cartão perfurado.
  5. É um documento de arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não? Depende do conteúdo que o cartão armazena. Se a informação contida na memória do cartão for orgânica, poderíamos dizer que este é um documento de arquivo para a empresa produtora, caso contrário, não é documento de arquivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário