sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Jogo dos sete erros (?)

Como nem só de dança o blog é feito, vamos para os deveres!! 
Os documentos abaixo tratam do controle de frequência dos alunos de uma determinada escola. Um deles foi preenchido pela professora Kátia Donato e o outro foi adulterado em sete itens ou mais... 
Dessa forma, nós, quase arquivistas e lindas, lançamos alguns desafios para quem gosta de ser desafiado: 
1 - Ache pelo menos sete erros (diferenças) nos documentos.
2 - Qual documento é autentico?
3 - Será que esses documentos são verídicos?
4 - Quais foram os tipos de erros encontrados?

Lembrando que, de acordo com Daniella Larcher, os erros acontecem especialmente por três elementos de risco: o erro humano, as fraudes praticadas por terceiros ou empregados e as falhas nos sistemas ou processos. Além disso, a definição de autenticidade, conforme a compreensão de Luciana Duranti, seria os documentos escritos consoante com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-los. São documentos que suportam uma prova sobre si mesmos. É a reunião de elementos que vão caracterizar a confiabilidade de um documento. Esses elementos são alvos de falsificações constantes, rompendo com a integridade e exatidão. Já a veracidade, segundo Duranti, está ligada ao que o documento propõe a ser e ao contexto no qual está inserido. Quando, por exemplo, o documento possui elementos que não correspondem a sua realidade, pode ser considerado falso.



* O nome da Instituição não foi divulgado, assim como o nome dos alunos e assinatura da professora para preservar a privacidade.
* Caso necessite, há um documento pessoal da professora em questão que será levado para a aula do dia 04/09 para efeitos de comparação.

Vamos entrar nesse desafio?? Contamos com a colaboração de vocês!

Um comentário:

  1. voces não merecem estrelinhas por querer fazer eu contar pontinho a essa altura do campeonato. Tem F transformado em P? tem pontinho onde não devia? tem pontinho apagado? tem pontinho magico que apareceu? as datas estão iguais? até onde eu vi o cabeçalho e assinatura estão iguais, o que significa que é o mesmo formulário duas vezes. eu vi um monte de diferenças, mas apontar pontinho é sacanagem.

    ResponderExcluir